Eventos da Fatec Jales, III SITEF - Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales (v.3, n.1, 2019)

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LEI DE MAQUILA COMO ESTRATÉGIA PARA EMPRESAS BRASILEIRAS
Cesar Vinicios Nazareth, Daniel da Silva Augusto, Edy Carlos Santos de Lima, Leandro Arthur Pinto

Última alteração: 2019-06-27

Resumo


Este trabalho faz uma análise sobre as vantagens da lei de maquila. O objetivo é apresentar as perspectivas de empresários Brasileiros que migraram ou abriram uma empresa maquiladora no Paraguai, baseando-se na Lei de Maquila. Para isso, foi necessário analisar e entender a lei de Maquila e sua evolução, e como ela seria benéfica para empresários brasileiros na obtenção de vantagens competitivas no mercado de atuação. Para sustentação dos resultados foi elaborado e aplicado um questionário a dois empresários que possuem empresas maquiladoras no Paraguai e matrizes no Brasil, é importante o estudo de caso para comparar a realidade de empreendedores que não possui maquila no Paraguai com as de quem possui. Com o resultado da pesquisa foi possível concluir que a lei de maquila foi vantajosa para os empreendedores entrevistados.