Eventos da Fatec Jales, II SITEF - Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales (v.2, n.1, 2018)

Tamanho da fonte: 
FATORES DE DECISÃO NO PROCESSO DE COMPRAS NO COMÉRCIO ELETRÔNICO
Geovanni Chicareli Mendonça, Márcio Antonio Hirose Fedichina

Última alteração: 2018-07-31

Resumo


A globalização está tornando o mundo mais interativo entre si, trazendo conforto e comodidade para quem utiliza os meios de comunicação e transação proporcionados pela internet. Este trabalho objetiva analisar os principais elementos que influenciam a tomada de decisão do consumidor no processo de compras eletrônicas. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório junto aos consumidores do comércio do município de Jales/SP. Durante a realização da pesquisa de campo, pôde-se observar que os sistemas de comércio tradicional (lojas físicas) e eletrônico ainda estão presentes e são igualmente considerados junto aos pesquisados. Portanto, este estudo mostra-se relevante ao identificar os principais aspectos que influenciam uma compra por meio eletrônico. Apesar de ser limitado ao tempo e à amostra pesquisada, ele evidencia elementos que possam contribuir para a ação das empresas que estão somente no mercado tradicional, ou que almejam também ser atuantes no mercado eletrônico. Diversos fatores foram destacados nesta pesquisa que podem servir nas ações estratégicas das empresas. Este estudo contribui para o enriquecimento de uma temática muito relevante nos dias atuais e que pode servir também como ponto de apoio a que novos estudos e pesquisas possam ser realizados sobre este assunto.