Eventos da Fatec Jales, II SITEF - Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales (v.2, n.1, 2018)

Tamanho da fonte: 
ENDOMARKETING E SUA INFLUÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO
Tainara Kioko Motizuki, Vitor Paulo Boldrin

Última alteração: 2018-07-30

Resumo


O endomarketing é uma ferramenta do marketing que busca desenvolver o fortalecimento da comunicação interna, o comprometimento dos funcionários com a empresa e maior integração entre organização e colaboradores. Nesta pesquisa será realizado um estudo de caso que visa analisar o endomarketing em prática na empresa Casas Bahia localizada na cidade de Fernandópolis, será analisado o nível motivacional dos funcionários da empresa, assim como o clima organizacional, a comunicação interna, o comprometimento dos colaboradores com a empresa e o nível de satisfação dos funcionários em relação a empresa e com as tarefas atribuídas aos mesmos.

A metodologia adotada para o estudo foi o modelo de estudo de caso com abordagem qualitativa com uso de pesquisa descritiva exploratória, como instrumento de coleta de dados foi necessário o uso de dois questionários, um para o gerente, composto por 34 questões, e um para os funcionários, composto por 30 questões aplicado com 70% do quadro de funcionários da empresa, tornando-se assim possível realizar um diagnóstico de como o endomarketing é utilizado na empresa e quais os benefícios obtidos com a prática desta ferramenta.