Eventos da Fatec Jales, II SITEF - Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales (v.2, n.1, 2018)

Tamanho da fonte: 
CLIMA ORGANIZACIONAL NO SETOR VAREJISTA DO RAMO SUPERMERCADISTA Estudo De Caso Na Empresa “X”
Daniel Cardoso, Rivelino Rodrigues

Última alteração: 2018-07-30

Resumo


 

O presente trabalho procura apresentar de maneira simples e clara, os fatores que colaboram para a formação do clima organizacional.  A pesquisa foi elaborada com a empresa alvo sendo uma rede de supermercados do interior paulista, mais precisamente na matriz, que é situada na cidade de Jales.  O nome da empresa não será divulgado no artigo, portanto ela será descrita como empresa “X”. Para analisar o clima organizacional, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas, buscando reter o máximo de informações possíveis sobre a qualidade das relações dos funcionários com os seus líderes imediatos. O universo da pesquisa é composto pela loja matriz onde será aplicada a pesquisa, contendo como amostra os colaboradores de todos os setores da empresa. Com a realização de pesquisa quantitativa, os dados obtidos foram analisados e interpretados, demostrando os pontos fortes a serem mantidos, e os fracos, a serem sanados pelo gestor da empresa. Também foram utilizadas pesquisas de campo, buscando reter informações que não foram conseguidas com a aplicação dos questionários, e pesquisa bibliográfica apresentando conceitos de diversos autores, para uma melhor abordagem do tema.

 

Palavras-chave: Clima. Comportamento. Interação. Pesquisa.