Eventos da Fatec Jales, II SITEF - Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales (v.2, n.1, 2018)

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CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE BELEZA
Larissa Scaramuza Dionisio, Luciana Aparecida da Rocha

Última alteração: 2018-07-30

Resumo


As micro e pequenas empresas do segmento beleza estão cada vez mais ganhando espaço no mercado, não importa se há crise, este segmento passou a fazer parte da rotina de muitos brasileiros e brasileiras. O que o segmento de beleza está fazendo para fidelizar seus clientes é a utilização de mídias sociais como: Facebook, Instagram e WhatsApp, estes passaram a ser ferramentas de trabalho para as micro e pequenas empresas jalesenses. O objetivo do presente artigo é elaborar um breve diagnóstico do segmento de beleza da cidade de Jales e apontar falhas que as empresas cometem ao realizar o CRM (Customer Relationship Management). Para permear este assunto, foi necessária a realização de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo na cidade de Jales, por meio da aplicação de questionário para os proprietários do segmento de beleza, utilizando amostragem aleatória. Por meio dos dados coletados foi possível analisar quem mais utiliza os recursos da internet para obter fidelização dos clientes, indo desde salões de grande porte até de pequeno porte, desta maneira a pesquisa visa o desenvolvimento do segmento estudado.