Eventos da Fatec Jales, II SITEF - Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales (v.2, n.1, 2018)

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Diego Ceccarelli Sano, Glaucia Alvarez Tonin

Última alteração: 2018-10-27

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção ambiental dos alunos de uma escola pública localizada na cidade de Jales/SP, por meio de reflexões e análises do conhecimento deles sobre educação ambiental e meio ambiente, contextualizando as atividades realizadas na escola e as leis brasileiras que regem o tema. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa com alunos do ensino médio que possibilitou uma análise relevante, utilizando como instrumento de coleta de dados formulários. Constatou-se pelas respostas que os alunos possuem uma visão naturalista e até intuitiva sobre percepção ambiental não interpretam o meio em que vivem como meio ambiente, o que dificulta o desenvolvimento de ideias que poderiam se tornar soluções frente à Gestão Ambiental. Observou-se também a falta de realização de atividades que estimulem a análise e interesse pelo assunto, mostrando que a escola não atribui importância e seriedade ao tema.

 


Texto completo: PDF