Eventos da Fatec Jales, I Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica (v.1, n.1, 2018)

Tamanho da fonte: 
MARKETING 4.0: A comunicação com o consumidor através dos meios digitais.
Rubens José Zacarias, Marcia Andréa de Melo Bio

Última alteração: 2019-02-24

Resumo


Marketing 4.0 é a transição do marketing tradicional para o marketing digital e explica como as organizações devem se comunicar  com um novo consumidor conectado aos meios digitais.O objetivo deste estudo foi verificar se a comunicação efetuada pelas organizações através dos meios digitais é aceita e se influência os consumidores na hora de realizarem suas compras, saber como a rede está sendo usada e quais ferramentas são mais eficazes para a apresentação de seus produtos. A metodologia usada inclui  pesquisas bibliográficas sobre o assunto em livros especializados, artigos de jornais e internet e pesquisa de campo realizada na cidade de Jales.  O resultado da pesquisa demonstra que é muito importante para as empresas usarem os meios digitais como canal de comunicação, afinal,  homens e mulheres, de todas as idades e principalmente os jovens consumidores,  estão conectados no facebook e Whatsapp diariamente e  realizam  diversas compras, aproveitando os menores preços, bem como a comodidade de poder realiza-las a qualquer momento e de qualquer lugar, e a flexibilidade de pagamentos. No entanto é necessário que as empresas se adaptem a este novo modelo de comunicação, pedindo permissão para adentrar as comunidades, sendo transparente, pois esse consumidor é bem informado de seus diretos, bem como um grande propagador das suas decisões de compras e atendimento recebido das organizações, tornando-se um grande influenciador nas decisões de compras das demais pessoas de sua comunidade.